domingo, 9 de maio de 2010

"A sobrevivência das Empresas e as Redes Sociais"

Há alguns anos atrás as empresas eram as principais fornecedoras de informação sobre si mesmo e seus produtos. Nos tempos que correm qualquer pessoa pode enfluênciar a imagem e os produtos de uma empresa através das redes.

Possuir uma quantidade significativa de share no mercado, altas cifras em verbas publicitárias e dizer que é uma empresa ”inovadora” não basta, porque o cliente de hoje assume uma posição activa, participativa, interagindo e produzindo conteúdos que difunde na rede. O cliente tem uma relação próxima e diversa podendo enfluenciar milhões de pessoas o que algum tempo atrás se fazia de boca a boca.As redes sociais são a maneira mais rápida de passar a conhecer as empresas e os seus produtos, muitas empresas não conseguem perceber a potencialidade das redes sociais, interessante é que até políticos e organizações governamentais tidas como uma administração arcaica já perceberam o poder das redes sociais. Temos como exemplo o Supremo Tribunal Federal Brasileiro que possui uma conta oficial no Twitter e no Youtube. Mas ainda sim, muitas empresas só irão acordar quando perceberem que o concorrente saiu na frente e conquistou um público estimado em mais de 21,4 milhões de pessoas. Em junho de 2009, conforme dados do Ibope Nielsen Online, 21,4 milhões de pessoas ou 85% dos internautas residenciais ativos usaram algum tipo de rede social no Brasil, 16,2% a mais em relação aos 18,4 milhões de junho de 2008. Isso significa que, no período de um ano, o Brasil ganhou aproximadamente 3 milhões de novos utilizadores que navegam em sites da subcategoria Comunidades, o que demonstra que as pessoas estão mais dispostas a entrar nas redes e colocar suas informações pessoais, fotos, gostos, preferências e interagir com os demais usuários. Perguntas realizadas a usuários do Twitter, Facebook,etc revelam que aumentam as suas intenções de compra após se tornarem fãs da página de algum produto ou empresa, a tendência de boa parte dos usuários deixe de pesquisar através de sites como o google , e passem a ser feitas nas redes sociais o que oferece uma maior confiabilidade e influencia as opiniões das pessoas antes de comprarem algo.

Hoje em dia as pessoas procuram indicação e opinião de empresas, serviços ou produtos, e por esperiências de outros não cometemos os mesmos erros, as empresas procuram sempre prestar o melhor serviço ou produto, ter oportunidade de vencer mas nem todas as empresas se apercebem desta realidade.
Nuno Silva

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