domingo, 9 de maio de 2010

"Redes Sociais - Privacidade e Sigilo Pessoal"

Actualmente o mundo evolui bastante nas redes sociais da internet, e qualquer pessoa têm um ou vários blog’s. A moda pegou de tal maneira que é quase uma vaidade ter um blog; por vezes as pessoas criam o blog sem saber muito bem o que podem lucrar com isso.

E como se tornaram tão numerosos os perfis nas redes sociais, começou logo a haver empresas de marketing a aproveitarem-se para fazerem negócio que aproveitam os dados das pessoas para poderem utilizar nos seus negócios de publicidade. Mas uns dos grandes problemas gerados nas redes sociais é a questão da privacidade dos dados pessoais - por vezes as pessoas põem tanta informação pessoal que nem tem noção da exposição dessa informação ao mundo. A declaração de privacidade nas redes é tão extensa que nunca é lida por quem quer que seja. As pessoas limitam-se a aceitar e nem fazem ideia, ao quanto estão a aceitar a partilha dos seus dados.

Para além dessas partilhas por contrato ainda acontecem as partilhas por invasão. É quase impossível controlar as pessoas mal intencionadas de invadirem as redes sociais. As redes até poderiam aumentar os níveis de segurança, mas para fazerem isso perde-se uns dos principais objectivos - a liberdade de procura de pessoas e interesses comuns. Também pouco vai adiantar uma pessoa ter um blog se depois está bloqueado ao mundo de o conhecer. Eu penso que o problema da violação da privacidade nas redes vai se manter.
Manuel Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário